Communicate your buildings performances Subscribe to the newsletter
 
 

Almada - Lisboa e Vale do Tejo - Portugal

CASA MUNICIPAL DO AMBIENTE

“A Sustentabilidade Começa em Casa”

Neste edifício administrativo estão instalados o Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável da Câmara Municipal de Almada, a ‘Ecoteca’ de Almada e a Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL, cujo objectivo é a sensibilização a nível local no âmbito de questões ambientais e de eficiência energética.


Contextualização

O edifício localiza-se no centro da cidade de Almada e antes das obras de reabilitação alojava outros serviços municipais.
No processo de reabilitação do edifício foi essencial a necessidade de preservar a sua traça original e também a de optar por sistemas que reflectissem simultaneamente as preocupações ambientais e energéticas dos processos da Agenda Local 21 de Almada e das organizações nele alojadas.


Características do edifício

Tipo de edifício: Administrativo; construção de pedra e argamassa.
Ano de construção/Área útil/Horário de funcionamento: Anos 30; 777 m2 de área útil; horário de funcionamento das 9h00 às 18h00.
Aquecimento e ventilação
/medidas instaladas
Sistema de iluminação eficiente; janelas com vidros duplos; isolamento térmico na cobertura; sistema centralizado de produção de calor e de frio alimentado a gás natural.
Etiquetagem energética/emissões de CO2 Em 2005 a classificação para o consumo de energia foi A, B para as emissões de CO2 e C para o consumo de água.


Descrição do Projecto

Objectivos Este edifício foi remodelado com o objectivo de propiciar um espaço adequado para albergar o Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável da Câmara Municipal de Almada que coordena o desenvolvimento da Agenda Local 21 em Almada, a ‘Ecoteca’ de Almada e a Agência Municipal de Energia de Almada.
Pontos Principais Os peritos envolvidos na reabilitação do edifício encontravam-se também a trabalhar no desenvolvimento da Agenda Local 21 em Almada e na criação da Agência Municipal de Energia, AGENEAL. A ADENE, Agência para a Energia também colaborou na identificação e implementação de tecnologias inovadoras para a Casa Municipal do Ambiente.
Os sistemas e tecnologias de que o edifício passou a dispor após a sua reabilitação, e a poupança energética conseguida, entre outros, são divulgados junto dos cidadãos e de diversos serviços municipais, nomeadamente através de folhetos. A participação do edifício na Campanha ‘Display’ é também uma forma de divulgar o seu desempenho energético.
A melhoria do desempenho energético do edifício é um de vários projectos de sustentabilidade energética em que o município está envolvido, nomeadamente a melhoria da iluminação pública, diagnósticos energéticos a edifícios municipais, promoção da mobilidade sustentável, manutenção de um inventário local das emissões dos gases com efeito de estufa e um serviço permanente designado ‘Info-Energia’ disponível a particulares e empresas.
Razão para inclusão como um Shining Example Este edifício foi reabilitado recorrendo a medidas energeticamente eficientes e inovadoras, aplicadas à sua envolvente (paredes exteriores, vãos envidraçados e cobertura) e aos sistemas consumidores de energia (iluminação e climatização). A nível da envolvente do edifício houve uma intervenção ao nível dos envidraçados e da cobertura, tendo sido utilizados vidros duplos e isolamento térmico na cobertura. Na iluminação foi instalado um sistema que permite o controlo de fluxo de iluminação em termos horários, em função da taxa de ocupação do edifício e da intensidade da iluminação natural, funcionando com base num circuito foto-eléctrico de redução da intensidade da luz. Foram ainda instaladas lâmpadas fluorescentes TL5 de alto rendimento.
A climatização do edifício é efectuada por um sistema centralizado de produção de calor e de frio alimentado a gás natural e unidades terminais do tipo ventilo-convectores. A produção de água quente é assegurada por caldeiras e a de água fria por chillers de absorção, através da queima directa de gás natural.
O edifício possui boa ventilação natural. O ar frio circula a partir das traseiras do edifício, fachadas orientadas a Norte que se encontram sombreadas grande parte do dia, a partir de entradas de ar controladas conforme as necessidades de aquecimento e arrefecimento.


Custos & Benefícios

Custos & financiamento As obras de reabilitação da Casa Municipal do Ambiente foram financiadas pela Câmara Municipal de Almada.
Benefícios Os principais benefícios são a redução do consumo de energia (electricidade e gás natural) e de água.

Caracterização das parcerias

Parceiros e respectivos papeis Os parceiros no projecto de reabilitação do edifício foram a Câmara Municipal de Almada (promotora e líder do projecto), a Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL (entidade consultora) e a Agência para a Energia, ADENE (entidade consultora). A parceria foi estabelecida no âmbito da Agenda Local 21 de Almada.

Recomendações

Objectivos atingidos A monitorização e avaliação do desempenho do edifício são abrangentes e compreendem a leitura dos contadores de entalpia, leituras mensais de energia eléctrica e uma avaliação integral bianual – analisada graficamente – do desempenho energético. Os resultados são afixados no interior do edifício e comunicados a todos os utilizadores do edifício nas reuniões de coordenação, o que tem contribuído para um aumento da consciência energética e ambiental dos funcionários e também para a identificação de potenciais economias de energia. Estabelecendo o lema “ a sustentabilidade começa em casa”, que assegura que os resultados darão um bom exemplo para visitantes e trabalhadores municipais.
Lições aprendidas As medidas activas mostraram-se as mais eficazes, nomeadamente o sistema controlo da iluminação instalado. A intervenção realizada na Casa Municipal do Ambiente é considerada um exemplo a seguir, nomeadamente por outros edifícios municipais.
A tecnologia instalada ainda não estava totalmente difundida, quando o edifício foi remodelado, o que resultou numa demora no ajuste dos parâmetros dos equipamentos às necessidades do edifício. A instalação destas tecnologias teria sido facilitada se tivesse sido possível visitar edifícios com tecnologias semelhantes.

Para saber mais

Nome da organização AGENEAL (Agência Municipal de Energia de Almada)
Contacto Elisabete Serra
Telefone +351 212 72 23 80
Email elisabete.serra@ageneal.pt
Website www.ageneal.pt

Informação útil

Publicações A Casa Municipal do Ambiente, Março 2000
Websites www.ageneal.pt; www.m-almada.pt
Para visitar Morada: Rua Bernardo Francisco da Costa, 44, 2800-099 Almada, PORTUGAL

<< Back

 
ENGLISH | DEUTSCH | FRANÇAIS
You are here: > English > Shining Examples > Portugal > Almada – Lisboa e Vale do Tejo > A Sustentabilidade Começa em Casa (Almada) > Portugués
Your communication campaign
PREPARE COLLABORATE IMPLEMENT PROMOTE EVALUATE
Display in a nutshell
ABOUT
ABOUT
The Campaign
Partners
The EPBD
Display adaptation
Software
Blog
JOIN DISPLAY
How to participate
Participation fees
Network
PARTICIPANTS
Participants
Users Clubs
Communication tools
Examples to follow
MEDIA
Newsletter
Photos and videos
Media coverage
Methodology
Documentation
Communication download
Downloads
SHINING EXAMPLES
Shining Examples
What is the TCA Award?
Shining Examples
TCA Award Ceremony 2011 - Brussels (BE)
Building statistics poster
Exhibition Gallery
Videos
History
www.energy-cities.eu
Campaign coordination: Energy Cities - 2, chemin de Palente - 25000 Besançon
Contacts:
Peter Schilken - Tél. : +49 7661 98 26 14 - Raphaël Chatelet - Tél. : +33 3 81 65 36 80

RSS Help | Contact | Partners | Credits | Legal
With the support of